quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ORIGEM DO DIA DOS PAIS Foi o emotivo gesto filial que deu origem à data consagrada ao papai. Assim como a dedicada à rainha do lar, nos veio esta idéia, tão justa e tão afetiva, da terra do Tio Sam. Sim foi da América do Norte que a importamos.

Partiu do coração de uma mulher simples, em 1901, cidade de Washington. Uma fazendeira, Mrs. Dacid Drooce, pretendeu render publicamente uma homenagem ao seu pai.

Por quê? Para lhe retribuir a esmerada educação, sadia e vigorosa, que a norteariam para a prática do bem e da lealdade.

Mrs. Drooce organizou uma pequena comissão. Preparou a surpresa, convocou a fanfarra da Aldeia. E, chegou o dia da homenagem, o pai de Mrs. Drooce foi a causa de regozijo popular. O sucesso animou a idealizadora e assim a fazendeira achou que seu pai poderia receber uma homenagem mais alarmante.

De ânimo forte, conseguiu ela, que seu pai modelar fosse homenageado por seus cidadãos na própria capital dos EEUU. Em Washington foi bem recebida e daí partiu a generalizar-se uma homenagem a todos os pais, seguindo o Dia do Papai! Caminhou, transpôs fronteiras, e se fez adotar em diversos países do mundo.

No Brasil, tomou vulto em seguida e a quase cinqüenta anos vem se festejando o Dia do Papai nos segundos domingos do mês de agosto. Extraído do Livro "Antologia do Lar Cristão" , 1992)

Nenhum comentário: