sábado, 29 de agosto de 2009

Nhanduti

Vejam o que podemos fazer com os teares......

Podemos usar outros tipos de material, além de linha, como fios encerados, e fitas diversas Também podemos fazer teares em vários formatos, para fazer apliques, bijuterias conforme nossa imaginação.

Também podemos fazer teares com materiais recicláveis para isso você irá precisar de: 1 base onde será feito o tear. (Embalagens plásticas). 1 prego, e palitos de churrasco com a mesma espessura do prego. Faça marcações com a caneta onde serão feitos os furos para encaixar os palitos que irão formar o seu tear de material reciclável. Escolha um prego da mesma espessura de um palito de churrasco, e um alicate, desses que usamos em casa para atividades diversas. Coloque o prego na ponta do alicate encaixando-o bem, e segure-o com firmeza. Segurando o alicate, esquente o prego no fogão e com cuidado faça furos na tampa ou no objeto escolhido para fazer o tear, seguindo as marcas feitas anteriormente. Uma vez feito o furo, retire o prego imediatamente, evitando sambar com o prego, pois isso fará com que o furo fique maior que o desejável e o palito não ficará preso. Outra coisa importante é que a posição deve ser em ângulo reto, para que o palito fique reto, sem se inclinar, para que isso não aconteça marque uma linha reta com o auxilio de uma régua, assim os furos ficarão em linha reta. Feitos os furos, enfie os palitos de churrasco por eles, e corte-os com a tesoura, procurando cortar os palitos todos do mesmo tamanho. Seu tear poderá ter quantos pinos você quiser, mas é aconselhável que você os faça sempre com números pares, pois isso irá facilitar na hora da realização dos diversos trabalhos que podemos executar, porque se formos trabalhar com desenhos de flores ou outros motivos vamos precisar de números exatos, senão um ficará maior que o outro. Se os palitos não estiverem alinhados na borda da tampa, alguns dos pinos podem ficar um pouco moles. Não saem e não soltam do tear, mas parecem moles e frágeis. É claro que não é como um prego de metal, mas também não quebram ou se soltam com facilidade. E se estragarem, poderão ser substituídos por outros. Se quiser você pode passar cola de madeira na parte de trás, porém esse procedimento impedirá uma futura substituição. Com o auxílio de um compasso, faça marcas no centro do tear para facilitar o trabalho onde necessite de marcações. Veja alguns exemplos de teares que podemos fazer com embalagens de produtos que usamos em casa: Como embalagens de manteiga, tampas de enlatados diversos, vasilhames plásticos, nescafé, etc: eles podem ter vários formatos, redondos, oval, sextavados, quadrados, triangulares etc. São coisas que geralmente jogamos no lixo, e que podem ser aproveitados.

Aqui algumas amostras de teares

Caminho de mesa feito no tear de madeira

2 comentários:

Coral Luzes da Ribalta disse...

achei seu caminho de mesa lindo. Estou iniciando no caminho do nhanduti,Parabens pelo seu maravilhoso trabalho

Artesanato e Terapia Tudo a Ver disse...

oi querida,
Que lindo seu blog.
Vc não imagina a minha felicidade em achar vc, é muito difícil encontrar pessoas que pratiquem a técnica DO NHANDUTI. adorei, estou me aventurando tbém nessa arte, logo postarei meu primeiro trabalho. Vamos nos falando assim trocaremos muitas idéias.

Bjos...
Magali