sábado, 29 de agosto de 2009
PAP de Nhanduti;
após vários pedidos estou me aventurando a fazer este PAP.
Pegue a ponta da linha e faça uma volta em torno do primeiro prego, e um nó a cerca de 1 cm além do meio do tear, deixando uma ponta de linha com cerca de uns 50 cm.
Leve a linha até o primeiro prego do lado oposto do tear, passe em torno do mesmo e retorne ao lado inicial passando pelo segundo prego, depois pelo terceiro e assim sucessivamente preenchendo todo o tear até o final. Deixe sobrar mais ou menos 1 metro de linha, corte, pegue aquela ponta que deixamos sobrar no iníco e amarre bem uma com a outra formando um nó, peque as 2 pontas e passe por uma agulha e vá pasando no meio do tear várias vezes para formar o miolo, eu gosto de seguir o formato do tear, no caso deste ja vou dividindo de acordo com as pétalas (6) clique na imagem para ver ampliada.
Agora pegue a linha amarela, e meça uns 4 metros e passe pela agulha, dobre ao meio para formar um fio duplo,
Conte os pregos do tear e divida-os em números iguais. No meu caso são 60 pregos, eu os dividi em seis grupos de 10 pregos para formar cada pétala.
Vamos trabalhar uma pétala de cada vez, passando a agulha por cima e por baixo dos fios, conforme mostra a figura, em carreiras de ida e volta até você achar suficiente, depois vá diminuindo, até ficar com apenas três fios para dar o formato de pétala.
Va fazendo os acabamentos entre os fios, enfiando a linha sempre de cima para baixo entre os fios,e fazendo os nós de maneira que fiquem escondidos na parte de baixo para dar um melhor acabamento a sua peça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Almerinda!
Como vai?!
Achei o seu blog muito interessante e esse trabalho neste tear então...
Há mais de 10 anos uma tia minha me deu um tear como esse de presente e eu nunca soube como usar,hoje aqui na net eu procurando flores feitas com tear encontrei o seu blog e o trabalho no tear que eu já havia desistido de usar.Agradeço pelo PAP,ficou ótimo!Vou tentar fazer depois posto lá no meu blog http://elilinhas.blogspot.com
Gostei mesmo daqui e vou te acompahar.
Bjin!
Postar um comentário